sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O lírico e o anti são o ponto donde vem a personagem a falar no poema suas falas ou Este aqui é para quem está com malcaratismo contra o Mim




num poema em linha oblíqua confessa-se esse poeta a um seu mestre e diz-se convicto disso

e eu tantas vezes derrotado aos tapas
enxovalhado por uma chuva de metáforas
eu  –  que fui traído & ridículo mais ainda
que tenho querido ser poeta menor que
já todos os meus mestres tinham sido
que tenho o nome & o corpo sujos por
este caminhar-se deste mundo pelos sítios
que fui aos Infernos muita vez brindar com Caronte
que tenho sido acusado de mau grosso estúpido
sabendo o tanto disso que é verídico!

eu – Fernando –  somente não fui príncipe
pelo tempo suficiente ao que deveria tê-lo fingido
fui eu mesmo ferido pelos golpes contra mim desferidos
porisso eu te-confesso isto (estou de guarda: aberto):
apesar de teres sido tão cruel contigo tu ainda
haverias de convir comigo: não somos assim tão vis
há outros mais ruins e não via textos mas
nesta verdadeira vida mesma




(Em Pessoa, passeando por seus campos de versos.)