sábado, 13 de novembro de 2021

Abysag.Raul Bopp.Luiz Filho de Oliveira.Leão Negro


Esta composição é uma parceria com o regueiro baiano Leão Negro, quando ele esteve hospedado em minha casa, em Timon, no Maranhão, pelos idos-e-vindos de 2000 e pouco, que, num dia de acaso, me-perguntou se eu conhecia um tal de Raul Bopp. Então, fui até meus livros e saquei "Mironga e outros poemas" (essa antologia que aparece no vídeo) e entreguei a ele, que, de imediato, abriu o livro numa página qualquer. 
Aí o encantamento: o poema "sorteado" foi "Abisag", essa composição linda, em que Bopp utiliza um eu poético feminino, cantando um lamento comovente de uma das mulheres do senil Rei Davi, Abisag, que implora pelo seu amor... E não é que, em vez de ler o poema, meu amigo Leão começou a cantar-ele, incrivelmente embriagado de lirismo.
Daí, foi somente ajudar-ele no refrão e fechar alguns detalhes: a música nasceu... Eu gosto muito dessa composição. Inclusive, quando foi criada, ela tinha um ritmo mais de canção. Nesta gravação (peço desculpas pelo improviso, mas não toco instrumento algum - exceto uns tambores!), impus um ritmo mais "dançante", pois, nessa época, ofereci-ela para um poeta de uma banda local... 
Como já faz quase 20 anos da composição e uns 6 ou 7 da recusa do colega poeta, vou compartilhar-ela com vocês. Quem quiser cantar-ela, que se-adiante. Respeitando os direitos autorais, tá tudo certo.
Evoé, poetas!

Nenhum comentário: