quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Seis Produtos Exportados por Gandavo & Andrade & Oliveira Ltda.

-->
Mandioca

Bem-dita terra
aqui se-chama beiju
depois de amassada a raiz
ela assada quente nas chapas
das pedras ou no barro das panelas
se não virada farinha do mesmo prato
para o cardápio nativo tal lista sagrada
a branca comida para o bem das tabas
sabe o piaga: como bebida embriaga
assim: com a distribuição regrada
perigosa produção limitada
mandioca mastigada
ela é mata!



Aipim

A outra mandioca
a que não é morredorzim
que também chamam macaxeira
assada como batata ou inhame (eita!)

Cozinha: cozida com manteiga em cima
ao cozinheiro o chefe a receita repetia
para que o prato nestes nossos dias
tivesse sabor estético



Bananas

Corno de boi
macias peras sois
e qual a ave Fênix
parindo a vida vinda fêmea
mortas: nascidas de novo
para fruta novo cacho pois

Se os moços vos-fazem de moças
para alívio das tensões pré-sexuais
servis a vossa vitamina que faz crescer
(hoje sem engordar só manter a forma)
liquidificada com leite batido na máquina
assim neste copo pra dentro do corpo



Zabucaes

Vaso arredondado
para guardar as castanhas
vaso dado a jarro do meu cravo
onde o talo do eu-planta cravo
sêmen semente sementados
nesta encopada árvore
aberta pelo que verso
crônico no cono como
o copular a copa


Ananases

Como alcachofres
tais "as pinhas"
doçazedinhas



Cajus

Pereiras ou macieiras
o miolo assado é muito
quente de sua propriedade
é mais gostoso que amêndoa
cuidado com o suco
q é de ferro!



4 comentários:

Suzy disse...

Seu blog é bem criativo e acima de tudo ,vc escreve com seriedade. Gosto da maneria como vc escreve poesia pq é bm pessoal,autêntica! Parabéns, Suzy Reis.

Anônimo disse...

Parabéns!
Muito sensível e intrigante suas palavras.
Poesia pensante, nada facil... estimulante.
Erica/CEV.

desconhecido disse...

E de feira em feira, eu, um anônimo, me satisfaço!

Luiz Filho de Oliveira disse...

Melhor ainda, que é um anônimo comportado e inteligente, porque eu, um "dinossauro" em informática, já bloqueei comentários anônimos e vc postou mesmo assim. Bom pra nós, que eu não preciso excluir, somente aplaudir a sua satisfação pelos textos lidos: deleituras.